29 de jul. de 2008

REGULAMENTO DO RANKING NACIONAL DO GIR LEITEIRO

OBJETIVOS:

Fomentar a divulgação do Gir Leiteiro, estimulando a realização de Exposições oficiais da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro - ABCGIL;

Avaliar a evolução da raça e o trabalho dos criadores e expositores;

Estabelecer, através da classificação no RANKING, referencial dos diversos estágios do desenvolvimento de criadores e expositores.

ABRANGÊNCIA:

Consideradas as peculiaridades da raça, o ranking será nacional e implementado, inicialmente, em 2 categorias:

2.1.1. A primeira, destinada aos associados:
1ª. dos criadores;
2ª. dos expositores;
3ª. dos criadores-expositores.

2.1.2. A segunda, destinada aos animais:
1ª. das fêmeas;
2ª. dos machos;
3ª. das fêmeas de maior produção do concurso leiteiro.

Será estabelecido um Ranking abrangendo as duas categorias acima e suas subdivisões.

Categorias para os associados

Ranking do Criador

Contado a partir do somatório dos pontos obtidos na tabela oficial, pelos criadores participantes em Exposições oficiais Homologadas pela ABCGIL, multiplicado pelo peso delas. Este resultado será obtido com rigorosa observância dos afixos dos animais expostos.

Ranking do Expositor

Contado a partir do somatório dos pontos obtidos na tabela oficial, por grau de sangue, pelos expositores participantes em Exposições oficiais Homologadas pela ABCGIL, multiplicado pelo peso delas. Nesta contagem, é indispensável que o expositor seja o proprietário do animal apresentado.
Ranking do Criador-Expositor
Contado a partir do somatório dos pontos obtidos na tabela oficial, pelos criadores-expositores participantes em Exposições oficiais Homologadas pela ABCGIL, multiplicado pelo peso delas. Na obtenção deste resultado, deverá ser observado rigoroso controle, cumulativo, quanto ao afixo e propriedade dos animais apresentados.
Categorias para os animais

Ranking da Fêmea
Contado a partir do somatório dos pontos obtidos pela fêmea, na tabela oficial, nas Exposições oficiais Homologadas pela ABCGIL, multiplicado pelo peso da respectiva exposição.

Ranking do Macho
Contado a partir do somatório dos pontos obtidos pelo macho, na tabela oficial, nas Exposições oficiais Homologadas pela ABCGIL, multiplicado pelo peso da respectiva exposição.

Ranking da Fêmea de Maior produção do Concurso Leiteiro
Comparando a produção total em quilos de leite produzido pelas fêmeas, nos concursos leiteiros nas Exposições oficiais Homologadas pela ABCGIL, sendo estas classificadas por ordem crescente de produção, adicionando as pesagens do controle leiteiro.


PERÍODO:
O ranking será anual, com início da contagem dos pontos a partir da 1ª Exposição Nacional de Gir Leiteiro, encerrando na Exposição Nacional do ano seguinte.


INSCRIÇÕES PARA O RANKING:


4.1 Categorias para os associados:

Todo associado que estiver adimplente com seus deveres perante a ABCGIL, está habilitado a participar do ranking, bastando, para isto inscrever seus animais e participar de Exposições oficiais Homologadas pela Associação.


4.2 Categorias para os animais:
Todo animal Gir Leiteiro, devidamente controlado e ou com Registro Definitivo fornecido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, e enquadrado no Regulamento Oficial da ABCGIL, para as exposições homologadas, está habilitado para participar do respectivo ranking.

METODOLOGIA PARA OBTENÇÃO DOS PONTOS:

Serão considerados para cada ranking, especificados em 2.3. e 2.4, os melhores resultados obtidos em até 3 exposições oficiais com participação no concurso leiteiro em pelo menos uma (1) exposição, por associado/ano (vide item 3), desprezando-se, se houver, os outros resultados obtidos nas exposições excedentes àquele número (três).

5.1. PESO DAS EXPOSIÇÕES:

Os pesos das exposições, referidos nos itens 2.3. e 2.4, serão diretamente proporcionais ao número de animais julgados, e não pelo número de inscritos, dividindo este número por:

25 – Exposição Nacional;
50 – Exposição Estadual;
75 – Exposição Regional;
100 – Exposição Local.

Exemplos:
85 animais julgados em Exposição Nacional, peso 3,4;
85 animais julgados em Exposição Regional, peso 1,13;

APURAÇÃO DOS RESULTADOS EM UMA EXPOSIÇÃO:
Os resultados a serem considerados no ranking, serão obtidos conforme já explicitado anteriormente, pelo produto do número de pontos obtidos, pelo associado ou pelo animal, em cada exposição considerada, multiplicado pelo respectivo peso (item 5.1.). O resultado apurado, observadas as regras de cada ranking (item 2), será levado em conta, no somatório, para o ano que estiver sendo disputado.

Exemplo para Categoria Associado:

O associado A, com 5 animais, em uma determinada Exposição Local, com 120 animais julgados (portanto, peso da exposição 1,20) fez 118 pontos, dos quais 85, foram com animais de sua criação e 33 pontos com animais adquiridos.

Nesta mesma exposição, o associado B apresentou 6 animais adquiridos do associado A, conseguindo 10 pontos.

Apuração dos pontos totais, nesta exposição, para o associado A.


RANKING:
Criador:

85 pontos x 1,20 (peso da exposição) = 102,00
10 pontos (associado B) x 1,20 = 12,00

Total, desta exposição, na categoria = 114,00
Expositor:
118 pontos x 1,20 = 141,60
Total, desta exposição, na categoria = 141,60
Criador-Expositor:
85 pontos x 1,20 = 102,00
Total, desta exposição, na categoria = 102,00

Categoria para os animais

No caso da categoria animal, a sistemática é a mesma aplicada para a categoria Associado, já explicado no exemplo 5.2.1.

O animal participante do ranking, macho ou fêmea, contabilizará todos os pontos obtidos, individualmente, em todos os campeonatos que participar, inclusive progênies.

Apuração dos resultados para o ranking:

Os resultados obtidos em uma exposição, por ranking separado, serão somados aos de mesma natureza de outras exposições, respeitando-se sempre o limite de 3 (três) exposições, válidas por associado, por período anual. Caso um mesmo associado participe de mais exposições ele deverá optar quais as 3 (três), com todos os resultados, que serão computadas.

No exemplo 5.2. o associado A, levaria daquela exposição os seguintes resultados para serem somados aos de outras exposições:

Ranking:
Criador.............................. 114,00 pontos
Expositor........................... 141,60 pontos
Criador-Expositor............. 102,00 pontos

DIVULGAÇÃO:

A ABCGIL divulgará os resultados do ranking para todos os associados, através dos meios de comunicação disponíveis: site da ABCGIL, jornais, revistas, circulares, folders, internet etc.

COORDENAÇÃO DO RANKING:

Será realizada por Comitê Técnico especialmente designado pela Diretoria Executiva, sob a coordenação do Diretor Técnico e formado por 5 (cinco) membros escolhidos entre os Técnicos da ABCGIL e pelo menos um sócio.

7.1. A coordenação desta comissão será do Presidente que poderá, a seu juízo, delegá-la a algum membro indicado por ele.

PREMIAÇÃO:

Serão premiados os primeiros colocados em cada ranking, após o fechamento de cada período de um ano (item 3).

8.1. O ranking de criador-expositor terá supremacia sobre os demais, sendo considerado o de maior brilho.

8.2. As premiações serão entregues no encerramento da exposição nacional, que ocorrer o fechamento do período anual do ranking.

DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS:

9.1. Este regulamento entra em vigor a partir de sua publicação.
9.2. Outras modalidades de ranking, regionalização, dentre outras, poderão ser estudadas e propostas para os próximos anos;
9.3. Casos omissos ou necessidades de alterações neste regulamento, serão analisados pelo Comitê estabelecido no item 7 e submetida à Diretoria-Executiva.

Nenhum comentário: